BIOGRAFIA >>>>

Luciano Bispo nasceu em Itabaiana, no ano de 1954. Ele é o sétimo dos nove filhos do casal José Bispo e Maria do Espírito Santo. Casado com a biomédica Roseli de Andrade, é pai de Luíza, Maria Eduarda e Luciana Valentina.
Filho de comerciante bem sucedido, Luciano estudou no Colégio Estadual Murilo Braga e se formou em Economia, pela Universidade Tiradentes, em Aracaju.
Em 1987, Luciano e o irmão, Arnaldo Bispo montaram uma sociedade e se tornaram empreendedores de sucesso. Mas, no início da década de 1980, a Política surgiu na vida de Luciano.
Na eleição de 1982, a oposição lançou Zeca Araújo e Álvaro Fonseca como candidatos à Prefeitura de Itabaiana, mas suas candidaturas foram impugnadas. Sem uma chapa substituta, o nome de Luciano foi indicado para assumir a posição de candidato a prefeito, junto com o empresário Elizeu Oliveira, o Arrojado, como vice. Mesmo contra a vontade da família e com apenas 40 dias para o dia da eleição, Luciano aceitou o desafio. E para a surpresa de todos, a chapa Luciano – Elizeu obteve 1331 votos.
Embora a experiência tenha sido curta, Luciano gostou de fazer contato com o povo e, na semana seguinte ao pleito, abriu um diretório para atender a população de Itabaiana. A derrota serviu, apenas, de estímulo e ele seguiu em frente, convicto de que esta era a sua missão.

Luciano tomou gosto pela Política. Com seu jeito apaziguador, manteve a oposição unida e, na eleição seguinte, o povo lhe deu o primeiro mandato como Prefeito de Itabaiana, caracterizado por obras estruturantes e atendimento social – abertura de estradas, calçamento de ruas, praças, mercados, escolas, servindo ao povo como podia.
Amigos, correligionários e até adversários reconhecem a revolução que Luciano conseguiu fazer em Itabaiana, mas são unânimes em apontar o seu maior mérito: devolver a liberdade ao povo, que era constantemente perseguido pelos políticos da época, que achavam que o povo lhe devia fidelidade eterna.
Por mais 3 vezes, o povo elegeu Luciano, Prefeito de Itabaiana. Em seguida, vieram mais 3 mandatos como Deputado Estadual. Em 2015, ele assumiu a Presidência da Assembleia Legislativa. Logo no início do seu mandato como presidente, parlamentares e colaboradores perceberam a postura de Luciano no trato com as pessoas, independentemente, da posição. Tendo como princípio, a igualdade e o respeito que todos merecem, as portas de sua sala nunca se fecham e todos são bem-vindos.
Seu trânsito simples e fácil com os demais Poderes – executivo e judiciário –, a forma como trata e é tratado por políticos de todos os partidos, dentro e fora do estado legitima o caráter de Luciano, como homem ponderado, justo, acima das vaidades inerentes a cargos e posições.
Partindo do princípio de que a Assembleia Legislativa é a casa do povo, Luciano deu início a um projeto com ações que destacam conceitos que imprimiu como básicos em sua gestão: transparência e cidadania.




Luciano deu início ao seu projeto estabelecendo o plano de cargos e salários da casa; em seguida, através de campanhas publicitárias, solicitou a participação dos cidadãos no exercício democrático realizado pelos parlamentares. A população foi convidada a participar das sessões plenárias. Mas para que essa participação fosse mais abrangente, ele tornou a emissora da instituição, a TV Alese, um canal aberto, para dar a chance de toda a população de Aracaju e Grande Aracaju, de acompanhar o desempenho dos deputados estaduais.
Atento às futuras gerações, Luciano criou a Cia. de Arte Alese – uma companhia de teatro com peças que incentivam a cultura e fortalecem a cidadania, com foco nos alunos da rede pública e privada.
A Ouvidoria e a Procuradoria Especial da Mulher são mais dois marcos na gestão de Luciano como presidente da Casa e denotam o interesse em atender a população e tratar questões importantes referentes à mulher, à igualdade de gênero e contra todas as formas de discriminação no âmbito do Poder Legislativo do Estado de Sergipe. Outra proposta de Luciano foi disponibilizar todas as informações sobre a instituição que preside, inclusive, despesas e receita da Alese, num site de fácil acesso – para que todos pudessem consultar qualquer assunto do próprio interesse. Essas informações também ganharam as redes sociais, através dos canais da Alese – Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.
Luciano também esteve à frente da reforma da fachada e do hall da Alese, que contribuiu para a revitalização, conservação do patrimônio e para a segurança dos colaboradores, parlamentares e visitantes.
Em sua gestão, a Assembleia Legislativa realizou o primeiro concurso público e assim, finalizando grande parte dos cargos de confiança e assegurando a estabilidades dos colaboradores.
Gestor sensível, generoso e eficiente, Luciano vem deixando sua marca na Assembleia Legislativa e seu nome escrito na história do estado de Sergipe. Sua experiência como gestor e a visão de estadista que ele construiu ao longo dos anos cobraram de Luciano um legado maior do que o que ele deixa, ao fim de cada mandato – o que o levou a convocar a Fundação D. Cabral para realizar um projeto de grande envergadura: o Plano de Desenvolvimento de Sergipe, que apontará caminhos de crescimento para o estado, a partir da vocação de cada município. Com esse projeto e os 66 anos de idade que completou em 2020, Luciano poderia encerrar a sua carreira política. Mas, ele entende que ainda tem muito mais para fazer pelo povo de Sergipe.
E é o que o povo de Sergipe espera dele.


“Sergipe só cresce se todos crescerem juntos”
CONHEÇA ALGUMAS
DAS CONQUISTAS E O
QUE LUCIANO TEM
FEITO POR SERGIPE