Convidado pelo Fórum Empresarial de Sergipe, o deputado estadual Luciano Bispo (MDB), fez na tarde dessa sexta-feira (30), em um hotel na Orla de Aracaju, uma exposição sobre o Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável de Sergipe (PDES) 2020-2030, construído pela Assembleia Legislativa de Sergipe, em parceria com a Fundação Dom Cabral.

Ao longo de sua apresentação, também um histórico de sua trajetória empreendedora em Itabaiana, destacou a capacidade comercial do povo serrano e defendeu uma integração maior dos empresários, no sentido que eles possam se somar e ajudar a propagar esse Plano. Após a exposição de Luciano, o coordenador do PDES, Marcelo Barberino de Oliveira, tirou dúvidas dos empresários presentes.

Luciano agradeceu o convite feito pela entidade empresarial, reforçou a importância do Plano e o que ele representa para as futuras gerações do Estado. Ele reconheceu que a proposta gera alguns “desconfortos” com aliados, mas que é preciso pensar em uma política macro para o Estado, algo especial para o momento de retomada no pós-pandemia, com foco na geração de emprego e renda.

“A Alese construiu esse Plano junto com a Dom Cabral e agora está aqui se colocando à disposição para ser uma intermediária dos empresários. Teremos um setor na nossa Casa pronto para ouvir as sugestões do segmento. Seremos um grande elo para todos aqueles que sonham em ver esse Plano andando, crescendo e dando frutos, gerando emprego e renda. Vamos ficar do lado de quem quer produzir”, disse Bispo.

Luciano destaca sempre que essa foi a primeira vez que uma Assembleia Legislativa no Brasil propõe algo tão amplo e profundo, e que já está servindo de referência. “Nós recebemos uma ligação do presidente da Assembleia de Minas Gerais, muito interessado em conhecer o nosso PDES, que já é uma referência, e já manifestando a intenção de promover um planejamento nesses mesmos moldes no Estado dele”.

*Marcelo Barberino*

O coordenador do Plano enalteceu para os empresários uma série de potencialidades do Estado, mercados emergentes e que, com o investimento necessário e adequado, Sergipe retomará o crescimento econômico. Barberino reforça que os governantes não podem perder esta oportunidade e foca muito em dois eixos para o sucesso:  a transformação digital e a governança.

“Isso aqui não é um plano de gaveta! Isso não pode parar aqui! Nós precisamos formalizar um pacto por Sergipe! Se antes era uma suposição, hoje nós temos uma base! Não podemos perder mercado! Sobre a governança nós precisamos do Estado e todos os municípios, criando um trade amplo, com um olhar empresarial, tornando o Estado pujante e pronto para atrair essa demanda reprimida pela pandemia”, pontua.